Carregando...

HISTÓRIA DA FUNDAÇÃO

A Fundação Casa do Paço assume-se como a concretização dum desígnio da família fundadora, mais precisamente, da Sr.ª Maria das Dores Ferreira de Castro, em colocar o seu património ao serviço da população mais desfavorecida em termos sociais.

Trata-se do seguimento das ações de solidariedade, que a Casa do Paço realizou durante décadas, de ajuda às pessoas mais desfavorecidas da freguesia de Airão S. João e freguesias vizinhas. A concretização desta ideia teve como seguidores o Sr. Arcebispo D. António Castro Xavier Monteiro, o Sr. Dr. José Maria de Castro Salazar, a Sr.ª D. Emília Magno de Castro Monteiro Salazar e a Sr.ª Dr.ª Maria da Adoração de Castro Xavier Monteiro. A referida ideia deu origem à constituição da Fundação Casa do Paço no dia 02 de Julho de 1991. A Fundação foi criada para dar apoio a diversos níveis à pessoa idosa.

No dia 01 de Outubro de 2002 iniciou a sua atividade, com a abertura do Lar de Idosos - Lar N.ª Sr.ª das Preces. De acordo com os Estatutos da Fundação Casa do Paço, no seu 2.º artigo "(...) tem por Padroeira «N.ª Sr.ª das Preces»". O culto à N.ª Sr.ª das Preces é secular e está ligado a rituais religiosos realizados pela Casa do Paço, através de clamores e de uma procissão que tinha como ponto de partida a freguesia de Oleiros S. Vicente, até à Casa do Paço, em Airão S. João. O culto perdurou no tempo até aos dias de hoje. No dia 01 de Julho de 2003 no cumprimento dos seus Estatutos foi iniciada a resposta social de Serviço de Apoio Domiciliário, vocacionada para o apoio à pessoa idosa no seu domicílio. No dia 01 de Fevereiro de 2004, a Fundação Casa do Paço iniciou a resposta social de Centro de Dia.

FUNDAÇÃO CASA DO PAÇO

A Fundação Casa do Paço assume-se como a concretização dum desígnio da família fundadora, mais precisamente, da Sr. Maria das Dores Ferreira de Castro, em colocar o seu património ao serviço da população mais desfavorecida em termos sociais, prestando Serviço de Apoio Domiciliário, Centro de Dia e Lar de Idosos - Lar Nª. Srª. das Preces.

Coordenadas GPS: N 41º 27' 37,4" ; W -8º 24' 49,6"

Telefone: (+351) 252 928 923/4 1

Fax: (+351) 252 928 925